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4 coisas que você deve saber para oferecer um bom feedback

Quanto mais estreita for a relação entre funcionário e gestor, maior será sua confiança em relação à empresa

Feedback é a chave para motivar e desenvolver os colaboradores. Uma pesquisa realizada pelo Great Place to Work mostra que 58% dos funcionários das 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil receberam mais de três feedbacks no ano. O grau de confiança dos que obtiveram três feedbacks foi de 86%, contra 78% para os que receberam apenas um feedback. Isso deixa explícito o quanto o feedback contínuo pode ser relevante para o funcionário.

“Uma abordagem constante é o que permite que as equipes consigam dar o seu melhor, formando assim o espaço ideal para o desenvolvimento permanente dos colaboradores”, afirma Thiago Gomes, CEO da Smartleader, plataforma que ajuda áreas de RH e líderes na gestão de desempenho de suas equipes.

Estas reuniões também permitem o acompanhamento dos resultados dos colaboradores pelos líderes, proporcionam um estreitamento da relação entre eles e aumenta o nível de satisfação das equipes em relação à empresa. Dentre os diferentes tipos de feedback, estão: o de melhoria, positivo, motivador e o 360° – um dos mais populares, em que os colaboradores, líderes e equipes se avaliam mutuamente, de modo que todos possam contribuir no processo.

No entanto, não basta saber quais os formatos de feedback existem, é necessário também saber a melhor forma de aplicá-lo, pois se for realizado de uma maneira errada, pode fazer com que o colaborador perca o sentimento de pertencimento à equipe.

Foque nas ações do colaborador

Ao falar sobre pontos positivos ou a melhorar, dê exemplos. Mostre ao colaborador que você, como gestor, vê quando ele age de determinada forma e consegue mostrar momentos concretos em que uma ação trouxe bons frutos ou que não teve o resultado esperado.

Mostre o impacto das atividades em toda a equipe

Muitos colaboradores, especialmente os mais jovens, têm dificuldade de ver o todo de uma equipe, portanto, não conseguem compreender como suas ações afetam seus colegas de trabalho, seus superiores e até clientes ou fornecedores da empresa. Portanto, ao explicar um ponto de seu trabalho, evidencie como ele impacta em todo um ecossistema de trabalho.

Seja objetivo e tenha soluções

O feedback precisa ser assertivo. Ou seja, ao dar muitas voltas para explicar uma situação, o gestor pode perder o foco e não conseguir se expressar corretamente. Mostre para o colaborador o que exatamente foi feito, se foi positivo ou negativo e como ele pode seguir a partir daquilo. A partir disso, ouça o que ele tem a dizer sobre o feedback, isso pode dar insights para o seu dia a dia.

Apoie seus feedbacks em ferramentas de gestão online

O que antigamente era escrito em cadernos e planilhas, hoje pode ser registrado em plataformas que auxiliam o líder a fazer a gestão de suas equipes. Estes sistemas ajudam as equipes de RH a manter um histórico completo de feedbacks, assim como mostrar o desenvolvimento de cada colaborador, de acordo com a função desempenhada e a área em que atua.

“Atualmente, a área de Recursos Humanos precisa realizar uma gestão estratégica e ter uma visão do desempenho de todos os profissionais. Com o uso de uma ferramenta pensada para atender as dores do RH e que contém as melhores tecnologias de gestão embarcadas, é possível facilitar este trabalho”, explica Thiago Gomes, CEO da Smartleader. No entanto, o executivo salienta que é essencial engajar os líderes quanto ao uso de todas as funcionalidades disponíveis na plataforma, como criação de metas e registro de feedbacks. “É a partir destes dados que se torna possível a visibilidade de quais ações precisam ser tomadas, como a necessidade de aplicar treinamentos para determinada equipe ou até mesmo preparar a sucessão de um funcionário”, finaliza.